quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Arquitetando Cidadania


22.08.11

Arquitetando Cidadania avança na requalificação urbana da Bomba do Hemetério

O projeto Arquitetando Cidadania, inserido no programa Bombando Cidadania, concluiu um novo ciclo no mês de julho. Depois de passarem o primeiro semestre do ano trabalhando na identificação de necessidades de melhorias da Bomba do Hemetério, no Recife (PE), 20 alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) apresentaram cinco propostas de requalificação arquitetônica de espaços públicos.
Estudantes da UFPE e lideranças da Bomba avaliam as necessidades de melhorias no bairro
Os planos, submetidas à aprovação da população local, são fruto da disciplina "Requalificação Urbana de Espaços Coletivos", criada no início do ano pela UFPE. O projeto agora prossegue sem os alunos e entra em fase de levantamento de recursos para a realização das obras sugeridas.
“Como temos hoje 22 moradores ligados ao Programa Bombando Cidadania que são também delegados do Orçamento Participativo da Prefeitura da Cidade do Recife, as propostas serão apresentadas em reuniões do Orçamento Participativo para votação popular. Além disso, buscaremos também parcerias no setor privado para viabilizar os planos dos alunos”, esclarece Adriana Franco, gerente do Instituto Walmart.
Este é o segundo ano do Arquitetando Cidadania. Realizado em parceria com o Núcleo de Decoração de Pernambuco (Nucleope), ele tem foco no desenvolvimento de soluções arquitetônicas de baixo custo para promover a requalificação arquitetônica dos espaços públicos e melhorias habitacionais na Bomba do Hemetério. Além disso, prevê a qualificação dos moradores e profissionais da construção civil que vivem no local, para que possam promover as reformas e gerir o orçamento das obras.
Requalificação de espaços públicos
Uma das propostas dos alunos da UFPE enfoca melhorias no Largo da Bomba, onde acontecem os principais eventos do bairro, e a criação de uma concha acústica para a realização de shows.
As outras preveem a reforma de duas escadarias de acesso a agremiações culturais, da agremiação carnavalesca Abanadores do Arruda e do espaço da escola de samba Gigante do Samba, além de melhorias na principal avenida do bairro.
Proposta de reforma do Largo da Bomba, com a criação de concha acústica
Melhorias habitacionais
Além da requalificação arquitetônica dos espaços públicos, o Arquitetando Cidadania também tem como objetivo promover melhorias habitacionais na Bomba do Hemetério. Para apoiar essas ações, conta com a parceria da organização Habitat para Humanidade - além do Nucleope.
As mudanças nesse sentido começaram em maio deste ano, no Dia da Comunidade, promovido pelo Instituto Walmart com a participação voluntária de funcionários do Walmart. Na ocasião, foi realizada a pintura do Espaço Bombando Cidadania e de uma creche.
Em junho, um novo mutirão, desta vez composto também por voluntários do Consulado Americano e alunos da Faculdade de Ciências Humanas de Pernambuco, pintou muros e meios-fios na Rua do Rio, a cozinha do centro comunitário do bairro e concluiu a pintura do Espaço Bombando Cidadania.
Voluntários trabalham na pintura de casa na Rua do Rio
Acesso a microcrédito
Agora, em agosto, inicia-se o cadastro de famílias que terão acesso a microcrédito e orientação de estudantes do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UFPE para reformar suas casas. Nesse primeiro momento, 20 serão selecionadas. Elas terão suas obras concluídas até novembro.
As famílias escolhidas para receber o microcrédito também frequentarão aulas de educação financeira, para que não tenham dificuldades para realizar o pagamento. À medida que ele for sendo feito, o valor retornará para beneficiar mais pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário