segunda-feira, 18 de abril de 2011

BOMBA DO HEMETÉRIO ADERE À MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO

A Bomba do Hemetério, berço de diversas manifestações culturais que representam cerca de 30% do carnaval de Recife, algumas delas com mais de 200 anos de existência, também está envolvida em ações de melhoria da qualidade do ensino.

Desde outubro de 2010, os mobilizadores sociais pela educação André Luiz e Sueli Soares trabalham junto a outros voluntários para identificar o Ideb das escolas, mapear a composição e atuação dos conselhos escolares e sensibilizar as famílias sobre a importância do envolvimento delas na vida escolar de seus filhos.

Entre fevereiro e março de 2011, foram identificados o Ideb de 26 escolas da Bomba e bairros adjacentes e mobilizadas 60 famílias. Além disso, seis escolas públicas municipais foram escolhidas para serem acompanhadas de perto pelos mobilizadores, apoiando inclusive ações de sensibilização das famílias e de mapeamento de crianças com baixa freqüência.

A próxima etapa é provocar uma reunião com o Conselho Tutelar para solicitar apoio nas ações de combate à evasão escolar, bem como a participação do Conselho em palestras públicas sobre Educação Infantil e ECA. Além disso, será estruturado um abaixo assinado para ser enviado à Prefeitura de Recife, solicitando a melhoria das instalações físicas das escolas do território e a disponibilização de áreas de múltiplo uso para convívio social, como quadra de esportes e auditório.

Os mobilizadores sociais pela educação da Bomba do Hemetério integram o Comitê de Apoio ao Programa Bombando Cidadania, um grupo de líderes voluntários do território que tem como missão “fomentar, deliberar e monitorar projetos de desenvolvimento local, nos eixos de arte e cultura, saúde e meio ambiente, educação, trabalho e renda e juventude, através de parcerias com instituições públicas e privadas, beneficiando a comunidade da Bomba do Hemetério e adjacências”.  O Programa Bombando Cidadania é uma iniciativa do Instituto Wal-Mart e conta com uma série de parceiros técnicos para apoio à ações que contribuam para o aumento da renda, melhoria da qualidade dos serviços básicos,fortalecimento das manifestações culturais locais, mobilização e organização comunitária.